Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Teoria Kantiana

Durante a vida de Immanuel Kant o mesmo apresentou teorias, teorias essas que podem ser analisadas como forma de pensar. De forma rápida podemos citar algumas teorias abordadas por Kant, como os Juízos, e a Teoria Ética. Cada uma dessas teorias geraram afirmações sobre o uso, a forma e/ou as consequências que os mesmos poderiam estar ligados.
Começando pelos Juízos, podemos citar 3 tipos:

Juízo Analítico:
Seria um Juízo baseado no criticismo ( criticismo - Caracteriza-se por considerar que a análise crítica da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituem-se no ponto de partida da reflexão filosófica ), esse juízo pode ser feito após uma grande analise. De acordo ao que nós, integrantes desse blog, entendemos, esse juízo seria baseado na analise, aquele ao qual precisa de um estudo amplo, baseado em estudo para execução.

Juízo Sintético:
Também sendo um Juízo baseado no criticismo, o Juízo Sintético é um Juízo mais amplo que o Analítico pois para executa-lo é necessário a prática. É um juízo que requer experimentação para ser posto em ação.

Juízo Estético:
Ao nosso ponto de vista, integrantes desse blog, esse Juízo seria o Juízo mais liberal e recheado de liberdade crítica. A base desse Juízo é a crítica, crítica essa presente e disponível a todos. Como um exemplo, o belo é julgado como universal pois para esse Juízo os sujeitos tem uma coisa em comum, o principio de avaliação moral livre, que determina a avaliação estética.

Podemos citar também mais algumas teorias relacionadas ao comportamento social, como a da Ética.

Teoria da Ética:
Na opinião de Kant, a ética é deontológica, mas o que seria essa ética deontológica? seria o valor moral da ação que reside em si mesma, e não em suas consequências. Resumindo, o valor da sua moralidade estaria na intenção da sua ação, e não na consequência que sua ação moral traria. ''Mas galera do Blog do Immanuel Kant, o valor da sua moralidade não poderia estar na consequência, para Kant?'' '' Não!'' Por que? Porque para Kant, se não tivermos conhecimento das intenções dos agentes, não podemos determinar o valor moral das ações.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Para Kant , os "juízos" , derivam das ideias , que ao se juntares duas a duas , formam os três juízos ; São elas :
    Ideia Psicológica (Alma)
    Ideia Cosmológica (Do mundo como um todo)
    ideia Teológica (Deus )
    -Arthur Souza

    ResponderExcluir
  3. Apesar de suas ideias e teorias terem sido contestadas por filósofos posteriores, podemos ver a raiz de suas ideias nas teorias filosóficas atuais

    -Mariana Natacha

    ResponderExcluir
  4. Para Kant o fato do homem ser moral de forma natural, demonstra a existência de mundo, de alma e de Deus

    -João Senna

    ResponderExcluir