terça-feira, 12 de agosto de 2014
Kant do século XVIII
Bem , o período histórico que cerca o grande immanuel kant , nada mais é o famoso Iluminismo, também conhecido como " Século da luz ", que nada mais foi que uma reforma social , cultural , feita pela elite burguesa europeia, que buscava por meio da razão , atingir tais objetivos , segundo kant "O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo" , o século das luzes , foi a a abertura da mente humana , foi a "luz"no fim do absolutismo real , uma epóca de barbáries , que assombrou a humanidade , mas , na alemanha ( Prússia) , que ainda não tinha passado pela unificação. A filosofia alemã ," pós kant" , encontrou-se em seu melhor per iodo a conhecida "Era de ouro da filosofia alemã "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como já foi estudado , Kant , ficou órfão de mãe aos 13 anos , seu pai era um homem que cria completamente na verdade , Kant , cresceu ouvindo essas palavras e , nada mais justo que tenha ocupado seu espaço no iluminismo , o "Seculo das luzes " , na busca pela verdade na qual acreditou toda a sua vida
ResponderExcluirImmanuel Kant é um dos filósofos mais estudados na modernidade, graças a sua tentativa de resolução entre o Racionalismo de Descartes e Leibniz e o Empirismo dos filósofos David Hume e John Locke.
ResponderExcluir- Evellyn Vanessa.
A obra de Kant pode ser dividida em dois períodos fundamentais: o pré-crítico e o critico.
ResponderExcluirO primeiro (até 1770) corresponde à filosofia dogmática,apresenta a célebre hipótese cosmológica da "nebulosa" para explicar a origem e evolução do nosso sistema solar. Mostra-se partidário da existência de vida em outros planetas, procura mostrar que Deus existe partindo da ordem e da beleza do universo.
O segundo período corresponde ao despertar do "sono dogmático" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume. Escreve então obras como a Crítica da Razão Pura;Respondendo às questões colocadas por Hume, afirmou que todo o conhecimento começa com a experiência, mas não deriva todo da experiência. A faculdade de conhecer tem uma função activa no processo do conhecimento. Este não representa as coisas como são em si mesmas, mas sim como são para nós. A realidade em si é incognoscível, tal como Deus.
Aluna:Maria Clara Lessa
1º ano A
Filósofo , prussiano , considerado imperativo, fundador da filosofia crítica , colocando a razão no topo dos seus questionamentos
ResponderExcluir-Mariana Natacha
O mesmo foi Diretor de Escola e Professor, representou a filosofia da idade moderna e influência profundamente os pensadores da atualidade.
ResponderExcluir- João Senna
Kant define a palavra esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade. Segundo esse pensador, o homem é responsável por sua saída da menoridade. Kant define essa menoridade como a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento.
ResponderExcluir~Saulo Nascimento