Páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Biografia

Immanuel Kant foi um filosofo da Prússia, geralmente considerado como o último grande filosofo da era moderna. Nascido em 22 de Abril de 1724, na cidadede Königsberg, em uma família de artesãos, Kant veio a estudar filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg,  e em 1755 começou a lecionar ensinando Ciências Naturais. Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace. Kant morreu em 12 de Fevereiro de 1804, aos 79 anos de idade.

15 comentários:

  1. Onde estão vocês??? E o que tem a acrescentar às informações biográficas de Kant?? Estou ansiosa para ver o debate!

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer de citar que Immanuel Kant se tornou famoso sobretudo pela elaboração do idealismo transcendental, que diz que todos nós trazemos formas e conceitos que não vem da experiência para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar.

    - João Senna

    ResponderExcluir
  3. Não seria exagero afirmar qua a importancia de Kant para filosofia universal é semelhante à de Platão. Immanuel Kant é caracterizado por duas fases a primeira é a pré-crítica (1755-1780) e a segunda que é a crítica (1781-1800).


    - Gustavo Almeida Bacelar

    ResponderExcluir
  4. Muito curioso lembrar que Kant era um grande " fã " dos esquemas de René Descartes e da Física de Isaac Newton

    ResponderExcluir
  5. Seus trabalhos são pilares e pontos de partida para a filosofia alemã moderna.

    ResponderExcluir
  6. Kant escreveu alguns ensaios medianamente populares sobre história, política e a aplicação da filosofia à vida. Quando morreu, estava a trabalhar numa projetada "quarta crítica", por ter chegado à conclusão de que seu sistema estava incompleto; este manuscrito foi então publicado como Opus Postumum

    Alice Nascimento

    ResponderExcluir
  7. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceitual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

    ResponderExcluir
  8. O que é iluminismo ? - Immanuel Kant.
    O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo.
    Antônio Henrique Junqueira
    1 ° A


    ResponderExcluir
  9. Kant demonstrou enorme simpatia pela causa da Independência da América e em seguida pela Revolução Francesa. Foi um verdadeiro partidário do sistema político-social dos que lutavam pela paz mundial permanente e pelo desarmamento das nações.
    - Olga Maria

    ResponderExcluir
  10. Curiosidades sobre Kant : Por aproximadamente 15 anos Kant trabalhou como livre docente , ou seja , o filósofo ministrava cursos livres que eram custeados pelos estudantes

    -Mariana natacha

    ResponderExcluir
  11. Kant apreciava a literatura em forma de sátira. Se, por um lado, mostrava pouco interesse pela música, pela pintura, em contrapartida tinha uma profunda simpatia pela poesia.

    Camila Amorim

    ResponderExcluir
  12. complementando...Sua educação foi baseada no pietismo - movimento encetado dentro do protestantismo, pelos fins do século XVII, na Alemanha, segundo o qual a verdadeira religiosidade baseava-se na autonomia da consciência, na piedade particular e nas obras de misericórdia, sendo o dogma secundário ou supérfluo.

    Brunna Damião
    1º Ano A

    ResponderExcluir
  13. O "criticismo" kantiano parte na confluência do racionalismo, do empirismo inglês (David Hume) e a ciência física-matemática de Isaac Newton. Seu caminho histórico está assinalado pelo governo de Frederico II, a independência americana e a Revolução Francesa.

    Rebecca Reis

    ResponderExcluir
  14. Kant observou a evolução e as realizações práticas e voltou a reflectir sobre a prometida razão e liberdade. Tornando a Revolução Francesa como um marco de viragem na sua filosofia.

    ~Saulo Nascimento

    ResponderExcluir
  15. Curiosidade sobre Kant, o filósofo apreciava a literatura em forma de sátira. Se, por um lado, mostrava pouco interesse pela música, pela pintura, em contrapartida tinha uma profunda simpatia pela poesia. Herder o descreve como um homem jovial que encorajava as pessoas a buscar a verdade.

    ResponderExcluir